18 junho 2014

Aceitação, transição, big chop!

É difícil olhar para o espelho e não se reconhecer mais, é terrível ver seu cabelo caindo, morrendo aos poucos por causa da química, é desgastante ter que gastar tanto dinheiro no salão só pra retocar aquela raiz que te incomoda. Por esse e por outros motivos, muitas meninas decidiram acabar com essa vida e assumir de vez o seu cabelo, seja ele ondulado, cacheado ou crespo. Fácil? Pra algumas sim, para outras é o pior pesadelo que existe. Deixar a química significa, acima de tudo, aceitação.

Aceitar seu cabelo da forma que ele é! A transição é o processo de encaminhamento, as meninas abandonam de vez a química e esperam o tempo certo de cortar todo aquele cabelo morto e deixar o novo crescer com virtude. Não importa o tempo, algumas são bem mais pacientes outras demoram mais de dois anos para acabar com a química, mas não tem problema! O importante é a liberdade.

Durante a transição lidamos com duas texturas, uma mente dividida e vários comentários debochando da nossa escolha, umas ignoram já outras guardam para si toda aquela angústia e vão aos poucos enfraquecendo. Enquanto você espera uma raiz nova vai crescendo. Um cacho novo por menor que seja é recebido com toda felicidade. No meio da transição você aprende a trabalhar com duas texturas, é difícil, mas não impossível. Eu escolhi passar a transição inteira ignorando comentários bobos, me apegando à esperança que um dia teria meu cabelo restaurado novamente. E você? Como vai passar a transição? Chorando, triste, amargurada ou feliz e esperançosa?

E então chega a hora de cortar tudo! O BC (big chop) conhecido como o grande corte é a hora mais feliz de alguém que está deixando o mundo da química, você corta de vez toda a parte lisa e dali em diante pode focar apenas nos seus cachos. Algumas meninas cortam bem curtinho, outras esperam que o cabelo cresça um pouco mais, ainda há aquelas que vão cortando aos poucos. Mas não importa, no final só os cachos irão restar. Essa escolha deve ser feita com cautela, cabelo curto não é todo mundo que gosta. Principalmente agora você deve se manter forte, te acharam feia?

Oh querida, você é linda! Repitam para si mesmas quantas vezes for necessário, isso não é errado! Agora podem dormir sossegada, seus cachos voltaram e se você cuidar direitinho é normal após o corte que ele fique indefinido, mas dá pra ser resolvido. Não tenha medo, seu cabelo precisa de você.


Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário